Novidades

5 pontos para considerar sobre o plantio de soja
02 Ago 2022

5 pontos para considerar sobre o plantio de soja

Para alcançar uma boa produtividade da lavoura, o plantio da soja requer alguns cuidados prévios. Dessa maneira, é possível aproveitar ao máximo a área e os insumos, obtendo um melhor retorno em termos de lucro e de qualidade do grão.

Confira abaixo alguns pontos que merecem atenção.

 

1. Tratamento das sementes

Para uma plantação de qualidade, é essencial contar com boas sementes. Elas precisam ser tratadas previamente, evitando assim a propagação de doenças comuns que afetam essa lavoura. Da mesma maneira, vale investir em sementes certificadas, que possuem o vigor necessário para germinar e evitam o desperdício de recursos.

 

2. Manejo de plantas daninhas

É natural que surjam plantas que não são da lavoura que o agricultor deseja manejar na área produtiva. O manejo correto dessas espécies é indispensável para uma cultura sadia e proveitosa.

Para isso, é importante identificar o tipo de daninha e o estádio de desenvolvimento em que se encontram, além de usar os herbicidas corretos. Dessa maneira, o solo fica livre e a lavoura de soja pode crescer com recursos como água e nutrientes à disposição, sem que a matocompetição atrapalhe.

 

3. Operação de plantio ideal

Até mesmo a operação merece ser observada com cuidado para que o plantio da soja tenha sucesso. Detalhes como a profundidade do sulco (entre 2 e 4 cm), a uniformidade de distribuição das plantas em fileiras com o espaçamento entre 40 e 50 cm de distância, além da atuação da máquina dentro da velocidade correta são pontos muito importantes para a produção de grãos de qualidade e em bom volume.

 

4. Clima da região

As previsões meteorológicas são uma fonte de informação importante para que o agricultor saiba o que irá enfrentar naquele período, as chances de sobrevivência da lavoura e o que pode ser feito para reduzir as perdas.

De antemão, saber se o solo tem excesso de umidade, se a região é muito seca, entre outros pontos, ajuda na escolha do cultivar mais adequado para a área. Também é importante que o plantio seja feito na época correta de incidência de chuvas, garantindo condições para o desenvolvimento da lavoura.

 

5. Condições do solo

O solo deve estar nas condições ideais para receber as sementes e permitir a germinação, o que envolve uma série de fatores.

 

Umidade

A terra não pode estar nem muito seca, nem úmida em excesso, para que as sementes consigam se desenvolver. Um teste que ajuda a identificar se a quantidade de água na terra é a ideal é a possibilidade de moldá-la com as mãos.

 

Nutrientes

Os nutrientes devem estar presentes em quantidade suficiente para o desenvolvimento da plantação. Em excesso, também é possível fazer uma operação de correção, devolvendo apenas o que for perdido.

 

Acidez

Além da presença de água e nutrientes na quantidade ideal, o solo também deve estar com o pH correto para receber as sementes. Para isso, é realizado um processo conhecido como calagem, que consiste no depósito de calcário na área produtiva.

 

Essa substância é capaz de reduzir a acidez do solo, neutralizar o alumínio e disponibilizar íons de cálcio e magnésio, permitindo que a adubação seja ainda mais eficiente.

A correção da acidez do solo é apenas um dos aspectos para a boa produtividade da soja, mas que não deve ser deixado de lado. Para saber mais sobre o calcário de conchas Cysy e a diferença que a calagem faz na obtenção de uma safra lucrativa, acompanhe as publicações!

Fale Conosco!