Novidades

Calagem: uma técnica essencial para a correção do solo e aumento da produtividade agrícola.
31 Mai 2023

Calagem: uma técnica essencial para a correção do solo e aumento da produtividade agrícola.

O objetivo do calcário de conchas Cysy é maximizar a performance da calagem. Listado como o produto de melhor custo-benefício do mercado, nosso calcário é matéria importante nesse processo que se torna cada dia mais essencial nas lavouras. Mas afinal de contas, o que a calagem realmente é e como ela pode melhorar o rendimento de qualquer cultura?

O que é a calagem?

A calagem é um processo de correção da acidez do solo, ou seja, faz-se o uso do calcário para aumentar o pH do substrato e torná-lo ideal para cada tipo de planta que se deseja plantar. Como a maioria dos solos brasileiros são ácidos, a calagem torna-se essencial para a obtenção de máximo aproveitamento de uma safra, com maior rendimento da lavoura.

Vantagens do calcário de conchas

A correção da acidez do solo com o calcário especificamente traz o benefício de liberar nutrientes para as plantas, como o Cálcio e o Magnésio, que podem, inclusive, dar um aspecto mais saudável, cheio de vida aos vegetais.

Além disso, o calcário de conchas Cysy ajuda na permeabilidade do solo, auxiliando a potencialização da ação de defensivos agrícolas e, principalmente, fertilizantes, já que o nosso produto é excepcionalmente eficaz na correção da acidez de profundidades de solo geralmente inalcançáveis por outros tipos de calcário.

Como saber a quantidade certa de produto para a calagem?

Cada vegetal depende de uma concentração iônica certa no solo para crescer perfeitamente, o que pode ser alcançado facilmente com a quantidade de calcário de conchas Cysy necessária. O primeiro passo para a aplicação do produto é uma análise do solo a ser calado e a realização de um cálculo para saber a quantidade exata que será precisa. Para isso, você pode utilizar a nossa Calculadora de Calagem clicando aqui.

Para finalizar, é importante comentar que todo esse processo, com início na correção do pH, passando pelo aumento da permeabilidade, pela elevação do teor de nutrientes do solo e pela potencialização da ação de fertilizantes, tende a gerar um crescimento notável das biopopulações do solo, o que melhora a disponibilidade de nutrientes orgânicos do substrato.

Como visto, a calagem tem várias funções e pode ser o diferencial necessário no seu cultivo. Diferencial, também, é o calcário de conchas Cysy. Se você quiser saber mais sobre o calcário com tecnologia de ponta e o melhor custo-benefício do mercado, clique aqui e conheça os nossos produtos.

Cysy, há mais de 40 anos cuidando de você e do meio ambiente!

Fale Conosco!