Novidades

Calcário calcítico ou dolomítico: qual tipo escolher para minha plantação?
27 Mai 2022

Calcário calcítico ou dolomítico: qual tipo escolher para minha plantação?

Chegou o momento da calagem e você não tem certeza sobre qual calcário utilizar no solo? A Cysy te ajuda a decidir! Veja as principais diferenças entre o calcário calcítico e o dolomítico, e entenda como fazer a melhor escolha entre os dois.

 

O que é calcário calcítico?

Considerado um corretivo agrícola muito rico em carbonato, o calcário calcítico serve para neutralizar a acidez do solo, melhorar suas propriedades químicas e favorecer a fertilidade do solo, criando um ambiente saudável para receber a cultura. O insumo apresenta uma porcentagem de 40% de óxido de cálcio e de 5% de óxido de magnésio.

 

E calcário dolomítico, o que é?

O calcário dolomítico também é voltado para corrigir a acidez do solo, mas por sua característica de fornecer magnésio em grande quantidade, a sua aplicação é recomendada em cultivos que exigem altos níveis de magnésio como macronutriente. Já quanto às porcentagens de cálcio e magnésio, o insumo apresenta 25 e 15%, respectivamente.

 

Qual a diferença entre calcário calcítico e dolomítico?

A principal diferença entre do calcário dolomítico para o calcítico é a forma de obtenção do insumo. As proporções de íons apresentam níveis distintos, o que interfere diretamente na aplicação de toneladas por hectare.

No caso do calcário calcítico, o insumo apresenta 5% ou menos de óxido de magnésio. De 5% a 12%, o calcário é considerado magnesiano. Agora, quando os níveis de magnésio estão acima de 12%, o calcário é considerado dolomítico.

 

Calcítico ou dolomítico: qual escolher?

Para definir o melhor caminho, considere três parâmetros:

1. Calcule a relação Ca/Mg presente no solo

Um solo ideal deve apresentar um nível de cálcio (Ca) cerca de 3 vezes maior do que o nível de magnésio (Mg). Vamos usar como exemplo um solo cujo nível de cálcio esteja em 32mmolc/dm³ e de magnésio em 16mmolc/dm³: 32 / 16 = 2. Neste caso, você deve optar pelo calcário calcítico para equilibrar o nível de cálcio no solo.

 

2. Observe a porcentagem de Ca e Mg na CTC total

O segundo parâmetro a ser observado é a porcentagem de cálcio na capacidade de troca de cátions (CTC) total. No caso do cálcio, a porcentagem deve estar entre 55 e 60%, enquanto que o magnésio deve estar entre 15 e 20%. Para isso, considere o teor de cálcio/magnésio do solo dividido pela CTC multiplicado por 100. Caso os valores fiquem abaixo e acima dos níveis ideais, respectivamente, você também deve optar pelo calcário calcítico.

 

Um tipo de calcário calcítico que vem sendo muito utilizado na agricultura é o calcário de conchas, que apresenta um teor de 96% de carbonato de cálcio. Trata-se de um insumo de alta solubilidade e concentração, que além de corrigir a acidez do solo com eficiência, ainda equilibra a relação Ca/Mg de forma superior.

Aproveite a visita e conheça o Calcário de Conhas da Cysy!

Fale Conosco!