Novidades

Como a nutrição das plantas interfere na produtividade
21 Out 2021

Como a nutrição das plantas interfere na produtividade

Somente uma planta bem nutrida consegue expressar todo seu potencial genético. Para que seu desenvolvimento correto ocorra, é necessário que ela tenha acesso à luz, água e um bom solo. Somente assim essa planta será capaz de realizar processos vitais de absorção (via raiz ou folha), transporte e redistribuição de nutrientes.

Uma planta bem nutrida é uma planta saudável, produtiva e que, no fim da cadeia, irá apresentar um produto final de maior qualidade nutricional e valor agregado. Por isso, conhecer os processos de nutrição das plantas é essencial para o produtor que deseja obter o melhor de sua lavoura.

Por outro lado, plantas mal nutridas representam perdas financeiras, na medida em que a má nutrição influencia no crescimento, em sua produtividade e no aspecto final que elas irão apresentar.

 

Enchimento dos grãos

Da mesma maneira que, na agropecuária, o período de engorda é de extrema importância para um excelente produto final, na agricultura, a fase de enchimento dos grãos também é crucial para alcançar bons resultados.

O manejo correto da lavoura nesse período é o que vai garantir um cultivo de qualidade e, o mais importante, produtivo. Além do acompanhamento das condições climáticas e o cuidado com as pragas, é preciso estar atento à quantidade de água que as plantas recebem e à sua nutrição.

No caso da água, enquanto a falta prejudica o crescimento dos grãos e os torna menos produtivos, o excesso causa perda de nutrientes e o surgimento de doenças — além da degradação do solo. Logo, a irrigação precisa respeitar as diversas fases da planta.

É importante salientar que esses cuidados também se estendem às plantas que não produzem grãos, como hortaliças, leguminosas e frutíferas.

 

Complementação nutricional

Muitas vezes as plantas precisam de ajuda para atingir a forma final desejada pelo produtor rural. Para isso, é muito importante fazer o manejo nutricional da plantação. O complemento de nutrientes auxilia a planta a entregar grãos e frutos com tamanho maior, mais peso e melhores propriedades.

No cultivo da soja, por exemplo, é possível aplicar nutrientes para aumentar a duração da fotossíntese, o que resulta em maior rendimento dos grãos. A nutrição deve ser feita tanto no solo quanto na folha, o que permite alcançar os vários estágios de desenvolvimento da planta.

Os nutrientes mais utilizados em cultivo são potássio, cobre, magnésio e cálcio – os dois últimos introduzidos no solo por meio da calagem. A falta de cálcio torna as plantas amarelas e causa crescimento desuniforme das folhas, murchamento e deformação de tubérculos, frutos pequenos ou anormais e até mesmo menor nodulação em leguminosas; já a falta de magnésio resulta em problemas na clorofila e necrose nas folhas.

Para maiores informações sobre calagem, acesse nosso site e conheça nossa calculadora de calagem. Assim, você saberá qual a quantidade ideal de calcário de conchas para aplicar e melhorar a sua produção.

Fale Conosco!