Novidades

Como o calcário de conchas influencia na acidez do solo?
30 Set 2022

Como o calcário de conchas influencia na acidez do solo?

Verificar e corrigir a acidez do solo são passos indispensáveis para a preparação de uma área produtiva. Sem esse trabalho, os resultados da sua lavoura podem ser seriamente prejudicados, afetando seus ganhos.

Para entender melhor o assunto, porque a acidez interfere na produção e como resolver o problema, acompanhe este post!

 

O que é a acidez no solo?

A acidez no solo é caracterizada pela quantidade de íons de Hidrogênio presentes na terra, condição bioquímica resultante da ausência de quantidades adequadas de cálcio, magnésio e potássio.

É avaliada pela medição do pH. Quanto mais baixo o pH, maior a acidez do solo.

Solos muito ácidos prejudicam a produtividade da lavoura, já que a acidez libera elementos tóxicos que afetam as plantas, além de diminuir a disponibilidade de nutrientes.

De acordo com a Embrapa, os solos brasileiros são, em geral, mais ácidos, devido ao alto grau de intemperização e a intensa lixiviação de bases.

 

É possível corrigir a acidez do solo?

Para que o solo apresente o pH 7,0 (o que indica que ele está nas condições ideais para o plantio), é preciso realizar a correção da acidez, processo conhecido como calagem, que consiste na adição de calcário ao solo, substância alcalina capaz de equilibrar a acidez do terreno, deixando-o em melhores condições de produção.

A correção da acidez, além de elevar o pH do solo, traz os seguintes benefícios:

- fornece cálcio e manganês como nutrientes;

- diminui a “fixação” do fósforo;

- diminui ou elimina os efeitos tóxicos do alumínio;

- reduz as quantidades excessivas de manganês;

- aumenta a atividade biológica do solo e a liberação de nutrientes;

- potencializa a eficiência de fertilizantes.

A aplicação dos calcários comuns deve ser feita preferencialmente com 3 meses de antecedência da implantação dos cultivos. Com distribuição uniforme e necessitando incorporar ao solo.

Com o Calcário de Conchas Cysy pode-se aplicá-lo no dia do plantio, sem necessidade de incorporação, pois trata-se de um calcário de origem orgânica muito solúvel.

 

Por que escolher o calcário de conchas?

O calcário de conchas é uma das melhores soluções atualmente para a calagem de solos. Por apresentar maior solubilidade do que o calcário de rochas, a absorção dos componentes do produto pela terra é facilitada, melhorando assim o desempenho e liberando rapidamente o cálcio, mesmo utilizado em pequenas quantidades por hectare.

Além disso, as conchas apresentam maior pureza, concentração e promovem reação imediata no solo.

Por ser um material de origem orgânica, o calcário de conchas não é prejudicial ao meio ambiente, recomendado inclusive para adubação orgânica.

 

Como aplicar o calcário de conchas?

Para a aplicação correta do calcário de conchas, é importante fazer uma análise do solo e do volume de solo a ser corrigido e destinado para cada cultura, com o cálculo de substâncias como potássio, cálcio e magnésio, entre outras, e a determinação das quantidades desejadas. Você pode acessar a tabela de transformações de campo e a tabela de referência para auxiliar no planejamento. Também pode utilizar a calculadora de calagem para obter a quantidade de calcário necessária.

O produto tem residual zero após o período de doze meses, por isso, todo o calcário aplicado apresentará retorno na primeira safra.

Com essas informações, fica bem clara a importância da calagem e porque o calcário de conchas é o melhor produto para isso. Para obter mais informações , entre em contato com um de nossos representantes!

Fale Conosco!