Novidades

Como saber a quantidade ideal de calcário para o solo?
01 Set 2021

Como saber a quantidade ideal de calcário para o solo?

Os solos do Brasil, em sua grande maioria, possuem alto teor de alumínio — elemento que pode causar toxicidade nas plantações. Assim, para corrigir o solo e torná-lo mais fértil, é necessário fazer adubação (mineral ou orgânica) e correção e neutralização da acidez e alumínio do solo, que é feita com a aplicação de calcário e magnésio — processo conhecido como calagem.

Com a aplicação de calcário, a área de plantio é preparada para alcançar seu potencial máximo. Assim, esse manejo de preparação precisa ser realizado de acordo com orientações técnicas. Para isso, é essencial que sejam feitas antes da aplicação análises químicas do solo, que definirão níveis de pH e elementos presentes em sua composição.

Os benefícios do uso da cal incluem alta produtividade, maior qualidade do produto final e melhoria das características do solo. Entretanto, se a calagem for feita de forma incorreta, o “remédio” pode se tornar veneno para o solo, consequentemente intoxicando as plantas.

 

Calculando a quantidade ideal de calcário para o solo

Para calcular a quantidade correta de produto por hectare, a CYSY oferece a calculadora de calagem. Com base na análise do solo realizada previamente pelo produtor, é possível calcular a aplicação exata de calcário necessária para obter os melhores resultados alcançáveis do solo e, consequentemente, da lavoura.

 

Quais dados serão necessários?

Para realizar o cálculo de calagem, é necessário ter em mãos a análise química do solo em questão. Além disso, é preciso informar à calculadora o pH hídrico e de cloreto de cálcio do solo e seu índice de matéria orgânica.

Também são necessários os índices de fósforo (Mehlich e resina), potássio, cálcio, magnésio, alumínio, enxofre, silício e a medição de acidez potencial. Para auxiliar no cálculo, a CYSY oferece uma tabela de transformações de campo.

Após, de posse desses dados, é necessário preencher as quantidades desejadas de saturação de cálcio, magnésio e potássio no solo — o site também oferece uma tabela de referência.

Então, após preencher todos os campos em branco na calculadora, basta informar os dados de contato para ter acesso imediato aos resultados. O cálculo inclui soma e saturação de bases, capacidade de troca de cátions do solo, saturação de alumínio, cálcio, magnésio e potássio, complexo coloidal e as relações das interações entre cálcio, magnésio e potássio.

O resultado do cálculo é exibido em uma nova tela, com a recomendação de aplicação de calcário de conchas na linha de plantio conforme a safra. O cálculo inclui as quantidades exatas para aplicação do produto tanto no verão, quanto no inverno.

Se você quer saber mais sobre como os produtos de calcário da CYSY podem ajudar a sua plantação, é só entrar no site.

Fale Conosco!