Novidades

Conheça as principais pragas da soja
18 Nov 2022

Conheça as principais pragas da soja

O Brasil está entre os maiores produtores de soja do mundo, mas um grande volume de grãos sadios requer cuidados especiais na prevenção de pragas capazes de acabar com o rendimento da lavoura.

Para que esses cuidados sejam eficientes, conhecer um pouco sobre as pragas é essencial. Confira agora as principais pragas que atacam a plantação de soja.

 

Podridão-radicular (Phytophthora sojae)

A podridão-radicular ataca a plantação em qualquer estágio de desenvolvimento, afetando até mesmo as plantas já estabelecidas.

O principal sintoma é a necrose do caule. Essa necrose atinge e seca as folhas, além de apodrecer a raiz principal.

Uma planta infectada pode aparecer entre as saudáveis, por isso, inspecionar a lavoura é uma rotina fundamental.

 

Oídio (Microsphaera diffusa)

O oídio é um fungo que ataca diretamente as partes altas das plantações, agindo diretamente nas folhas, inibindo a fotossíntese e o desenvolvimento.

Como principal sintoma, pode ser observada a formação de micélio, manchas esbranquiçadas que podem evoluir para a cobertura total da superfície das folhas.

Esse fungo é facilmente carregado pelo vento, por isso, possui um alto poder de contaminação.

 

Lagarta-da-soja (Microsphaera diffusa)

Essa espécie de lagarta pode ser facilmente identificada pelo corpo marrom com listras brancas nas laterais e no dorso. A lagarta-da-soja costuma ficar na face interior das folhas, ramos, hastes e caule.

Os ataques acontecem no início e no período de floração da cultura. As lagartas se alimentam das folhas, deixando buracos ou consumindo-a totalmente.

 

Corós

Os corós são larvas brancas com cabeça e pernas marrons. Três espécies, em particular, costumam atacar as lavouras de soja: coró-da-soja, coró-da-soja-do-Cerrado e coró-pequeno-da-soja.

Enquanto as larvas se alimentam das raízes das plantas, dificultando a absorção de água e nutrientes, o que pode levar à perda total da lavoura.

 

Percevejo-marrom

Essa espécie de percevejo tem cerca de 1 cm de comprimento e pode ser identificada pela sua coloração marrom uniforme.

Apesar do pequeno tamanho, é capaz de causar grandes perdas à lavoura. Provoca o enrugamento dos grãos, ao sugar a seiva das vagens, e a retenção foliar.

 

Ferrugem asiática (Phakopsora pachyrhizi)

O fungo P. pachyrhizi ataca principalmente as folhas das plantas, inibindo a fotossíntese e causando a desfolha. É capaz de reduzir a produção de soja em até 70%.

Nos primeiros estágios de infestação, as folhas apresentam pequenos esporos na parte de baixo. Esses esporos são conhecidos como urédias.

 

Tamanduá-da-soja (Sternechus subsignatus)

Esse besouro escuro de menos de 1 cm de comprimento tem um bico utilizado como principal instrumento para ataque à cultura.

O tamanduá-da-soja começa a afetar a planta já nos estágios iniciais de desenvolvimento da lavoura, consumindo todo o conteúdo do tecido e inibindo a absorção de nutrientes e água. Quando adultos, os insetos raspam as hastes da planta, fragilizando-a e fazendo com que ela fique com um aspecto desfiado.

Citamos aqui as principais pragas que afetam a plantação da soja, mas existem ainda outras capazes de prejudicar o desenvolvimento da lavoura e acabar com a produtividade da cultura.

 

Para evitar esses problemas, é importante contar com o Manejo Integrado de Pragas, que consiste em uma série de cuidados para evitar a contaminação antes mesmo da semeadura e durante todo o desenvolvimento das plantas.

Acompanhe mais conteúdos da Cysy para ficar bem informado sobre os cuidados necessários para o desenvolvimento da soja e de outros grãos!

Fale Conosco!