Conheça as principais tendências da tecnologia na agricultura em 2023
A tecnologia faz parte do nosso cotidiano e ajuda na realização de diversas tarefas. Isso também se estende ao campo, que por mais que seja um ambiente natural, está conectado ao mundo e às suas transformações.
Com novas ferramentas e possibilidades, a agricultura pode sofrer grandes mudanças positivas. Fique por dentro das tendências para 2023.
Drones
Os drones aparecem como ferramenta que traz maior agilidade e precisão aos trabalhos do campo, em tarefas como plantar, semear, regar e pulverizar as culturas.
Também podem ser usados para o monitoramento de pragas e doenças na lavoura, ajudando assim a frear a incidência desses problemas e garantir a saúde da plantação.
Internet das Coisas
A Internet das Coisas está cada vez mais presente no nosso dia a dia. Afinal, quem nunca ouviu falar em carros inteligentes, smartwatches e até mesmo na Alexa?
Para o setor agrícola, essa tecnologia passa a medir e monitorar dados importantes, como a saúde do solo e as condições meteorológicas.
A partir dessas referências, os agricultores conseguem tomar decisões mais acertadas e ter culturas bastante produtivas.
Inteligência artificial
Mais uma aplicação da tecnologia a favor da agricultura. A Inteligência Artificial permite que máquinas executem trabalhos que só eram desenvolvidos por pessoas, principalmente tarefas repetitivas.
Dessa maneira, é possível aproveitar os trabalhadores em funções que realmente dependem da interação humana.
Além disso, as máquinas conseguem oferecer maior precisão e rapidez nas tarefas, aumentando a produtividade e, em alguns casos, reduzindo os custos da lavoura.
Armazenamento em nuvem
Outra ferramenta que já faz parte do nosso cotidiano é o armazenamento de dados em nuvem. Um bom exemplo são os drives virtuais disponibilizados pelo Google e pela Microsoft, para que possamos guardar documentos e planilhas.
Com o armazenamento na nuvem, os agricultores podem acessar as informações de qualquer lugar, sem o risco de perder dados importantes guardados em pen drives e computadores.
Essa tecnologia traz mais mobilidade e flexibilidade, além da máxima segurança no acesso a esses registros.
Sistemas agrícolas especializados
Alguns produtores já utilizam ferramentas tecnológicas para ajudar com o trabalho no campo, mas nem sempre essas soluções são pensadas exatamente para isso.
Em 2023, novos aplicativos e softwares devem aparecer para o nicho agrícola, funcionando até mesmo em dispositivos móveis em modo offline.
Podemos citar facilidades como o mapeamento da área para medição da propriedade por meio de satélites, controle de maquinários, sistemas de banco de dados sobre pragas e doenças, entre outros.
Sensores
Os sensores são capazes de detectar e registrar diversas informações sobre o solo, clima e plantação, construindo assim um rico banco de dados que pode ajudar o produtor nas próximas safras.
Existem até mesmo sensores que medem o volume de chuvas e as condições climáticas, permitindo que o agricultor consiga planejar as culturas com maior margem de produtividade.
Essas são as tecnologias que devem crescer muito em 2023 na agricultura. Manter-se atualizado é importante para garantir boas safras e lucros.
Para isso, continue acompanhando o blog da Cysy!