Novidades

Efeitos do Calcário de Conchas no solo
02 Jul 2021

Efeitos do Calcário de Conchas no solo

O calcário de conchas é o resultado de um efeito natural de fossilização das conchas do mar, formando assim uma barreira de conchas que podem ser extraídas e transformadas no calcário, ganhando assim um novo destino que possibilita trazer muitos benefícios incríveis para todos nós. Continue a leitura para saber mais sobre o nosso solo e os efeitos positivos que o calcário de conchas pode proporcionar.

 

Por que tratar o solo é importante

No Brasil, grande parte da geração de renda vem da agricultura e dos trabalhos realizados com o solo, além disso, boa parte da comida disponível no Brasil e no mundo são provenientes dos nossos solos. Dessa forma, entendemos que o solo é o responsável pela nossa sobrevivência física e material. Para alcançar resultados satisfatórios o solo precisa ser preparado e tratado da forma correta, e é isso que nós fazemos dia após dia para garantir um solo fértil.

O que a maioria das pessoas não sabe é que quase todas as plantas e árvores apresentam sensibilidade a solos ácidos, e na América do Sul 89% dos solos são ácidos com PH abaixo de 7,00. A acidez do solo mostra que esse solo está sem os nutrientes necessários que realizam para a alimentação e desenvolvimento saudável das plantas, e a acidez do solo é capaz de transmitir elementos tóxicos para a lavoura, como por exemplo, o alumínio, Essa acidez pode se dar por muitos motivos, pode ser pela erosão do solo ou até mesmo pelo uso de determinados fertilizantes.

Nesse cenário é muito importante estudar o solo antes de fazer qualquer tipo de plantação e se identificada a acidez do solo, o tratamento adequado deve ser aplicado, felizmente é possível neutralizar a acidez do solo e deixá-lo equilibrado para podermos plantar e o calcário de conchas tem um papel indispensável nisso tudo.

 

Os efeitos do calcário de conhas

O calcário proveniente das conchas é capaz de neutralizar o PH da terra, diminuindo a ação do alumínio sobre as plantas. Ele também impede a ação ruim da retenção de fósforo, aumenta a concentração de cálcio, magnésio, potássio, nitrogênio, enxofre e molibdênio no solo, o que o deixa muito mais saudável e rico em nutrientes. O calcário de conchas potencializa a ação dos fertilizantes no solo, aproveitando ao máximo os seus benefícios, deixa o tecido das plantas mais forte e resistente contra a ação de ventos e pragas por meio do cálcio do calcário que adentra o interior das plantas. Além disso, melhora o solo possibilitando melhor aeração e circulação, aumento da evolução radicular que permite que as plantas aproveitem os nutrientes sem a necessidade de tantas chuvas constantes e possibilita o aumento da ação microbiana que gera a saída de nutrientes pela decomposição orgânica.

Os solos tratados com calcário se tornam muito mais produtivos e benéficos, trazendo resultados incríveis e contribuindo para a alimentação global e geração de renda para milhares de famílias. O calcário de conchas CySy é um produto orgânico que pode ser usado com segurança em plantações orgânicas e que age rapidamente na neutralização do PH do solo. O calcário de conchas é puro e pode ser aplicado em menor quantidade se comparado ao calcário de rochas, o que gera uma economia relativa.

 

E então, o que achou de todos os benefícios que podem ser alcançados com o uso do calcário de conchas no solo de lavouras? Continue acompanhando nossas matérias publicadas e fique por dentro de informações valiosas para manter a saúde dos solos!

Fale Conosco!