Novidades

Entenda como o calcário influencia na produtividade da sua lavoura
26 Nov 2021

Entenda como o calcário influencia na produtividade da sua lavoura

Você já deve saber que preparar o solo antes do plantio é uma etapa fundamental para obter uma boa safra. Utilizar o calcário é um dos importantes cuidados que podem fazer a diferença nos resultados e melhorar a qualidade do produto final. Por isso, hoje vamos falar especificamente sobre o calcário de conchas e como ele pode ajudar o produtor rural. Confira a seguir!

 

O que é o calcário de conchas

O calcário de conchas é um corretivo de solo que possui reação imediata e é gerado por meio de conchas marinhas fossilizadas. Assim, ele é produzido através de conchas acumuladas em grandes quantidades que viraram sedimentos que com o tempo se convertem, por compressão, em calcário. Ele é, ainda, uma opção sustentável, com alta tecnologia e eficiência.

 

Quando fazer a calagem

A calagem é utilizada para aumentar o pH do solo utilizando materiais de calcário. Esse aumento de pH faz com que a produtividade da área cultivável aumente, trazendo mais retorno financeiro e qualidade dos produtos. Ela deve ser feita com antecedência ao plantio em si. Além disso, alguns cuidados como evitar fazer a calagem quando está ventando muito e incorporá-lo na profundidade correta (com exceção do plantio direto, onde o calcário é aplicado apenas na superfície); devem ser levados em consideração.

 

Vantagens do calcário de conchas

Há diversas vantagens em utilizar o calcário de conchas, como:

- Por sua alta reatividade, ao ser aplicado no solo eleva rapidamente o pH e corrige de forma eficaz e segura a sua acidez;

Maior solubilidade, pureza e concentração do que o calcário comum;

- É de origem orgânica, ou seja, uma opção mais sustentável;

- Mais rico em cálcio.

 

Como saber a quantidade ideal de calcário para o solo

Para calcular a quantidade correta de produto por hectare, a CYSY oferece a calculadora de calagem. Com base na análise do solo realizada previamente pelo produtor, é possível calcular a aplicação exata de calcário necessária para obter os melhores resultados alcançáveis do solo e, consequentemente, da lavoura.

Agora que você já sabe como o calcário influencia na produtividade da sua lavoura, que tal conhecer a linha de produtos da Cysy? São diversas opções que podem ajudar a melhorar o desempenho da sua safra e assim fazer um bom ano. Conheça nossa linha aqui!

Fale Conosco!