Novidades

Fertilizantes orgânicos e minerais: entenda a diferença!
07 Jun 2021

Fertilizantes orgânicos e minerais: entenda a diferença!

A produção agrícola é uma das atividades mais satisfatórias de se realizar, porém, é uma das mais complexas também. Afinal, é necessário ter conhecimento teórico e prático sobre esse assunto, além de experiência, na maior parte das vezes. Assim, sabe-se que, basicamente, as plantas precisam de 4 fatores essenciais para crescerem fortes e saudáveis: água, solo fértil, ar e luz solar. Então, como a parte do solo fértil fica por conta da natureza e do ser humano, quando esse não possui os nutrientes necessários, o produtor rural deve repô-los o mais rápido possível. E é aí que entram os famosos fertilizantes, porém, muita gente ainda não sabe que existem vários tipos. Dessa forma, hoje iremos explicar as diferenças entre dois dos principais: fertilizantes orgânicos e fertilizantes minerais. Continue lendo!

 

Fertilizantes Orgânicos

A principal característica dos fertilizantes orgânicos é o fato deles serem naturais, ou seja, não possuem aditivos sintéticos. Assim, eles podem ser derivados, principalmente, de origem vegetal ou animal (após a decomposição). Além disso, dentro desse contexto de fertilizantes orgânicos, há um leque de categorias, tendo 3 como as mais importantes e conhecidas:

 

- Fertilizantes Orgânicos Simples: Esse tipo de fertilizante orgânico é aquele que possui apenas uma origem, seja vegetal ou animal. Assim, é adquirido através desses tipos de matéria. Por exemplo, esterco, resto de folhas, entre outros.

 

- Fertilizantes Orgânicos Mistos: Essa categoria é produzida através da mistura de dois ou mais fertilizantes orgânicos simples. Dessa forma, geram uma composição mista, contendo um ou mais nutrientes de plantas.

 

- Fertilizantes Compostos: Esse tipo de fertilizante é produzido através de processos físicos, químicos, físico-químicos ou bioquímicos, sendo naturais ou controlados. Assim, podem ser desenvolvidos por meio de matéria-prima de origem industrial, urbana ou rural, vegetal ou animal, misturadas ou separadas. Além disso, com a possibilidade de serem enriquecidos de nutrientes minerais, princípios ativos ou, ainda, agentes capazes de melhorarem os aspectos físicos, químicos ou biológicos do fertilizante.

 

Vantagens dos Fertilizantes Orgânicos

 

- Melhoram a estrutura do solo;

- Possuem risco baixo de gerar elementos nocivos às plantas;

- Eliminam a possibilidade de fertilização excessiva.

 

 

Fertilizantes Minerais

Esse tipo de fertilizante é proveniente de minérios. E também são conhecidos como sintéticos, isso porque precisam passar por um processo de quebra para separar os minérios das impurezas. Assim, podem ser produzidos a partir de rochas, petróleo ou, ainda, fontes orgânicas. Além disso, eles são absorvidos de forma mais rápida pelas plantas, dessa forma, precisam de mais atenção. Pois são capazes de gerar problemas maiores, como por exemplo, queimar as folhas e raízes.

 

Exemplos de Fertilizantes Minerais:

- Nitrogenados;

- Fosfatados;

- Potássicos.

 

Vantagens dos Fertilizantes Minerais

 

- Os nutrientes ficam disponíveis imediatamente para as plantas;

- Por serem produzidos artificialmente, apresentam no rótulo sua exata composição;

- As plantas irão responder melhor aos fertilizantes se o solo estiver com um nível elevado de fertilidade.

 

E aí, conseguiu entender as principais diferenças entre esses dois tipos de fertilizantes? Assim, concluímos que ambos possuem importância e relevância para a produção agrícola. Porém, o que vai definir mesmo qual você deve utilizar, são as necessidades do seu solo e da sua produção. Até a próxima!

Fale Conosco!