Novidades

O que fazer para ter uma adubação mais eficiente?
11 Jan 2022

O que fazer para ter uma adubação mais eficiente?

Um solo fértil faz toda a diferença na produtividade de uma lavoura. Sendo assim, o que pode ser feito para ter uma adubação mais eficiente? A aplicação de calcário no solo é uma das alternativas e faz grande diferença no resultado final. Continue a leitura para saber mais!

 

A importância da adubação

Com ponto de partida, podemos falar da alta demanda de produtividade exigida na agricultura brasileira. Responsável por grande parte da produção mundial de alimentos, é normal que os nutrientes presentes no solo se esgotem naturalmente precisem ser repostos. Dessa forma, torna-se essencial a aplicação de adubos, corretivos e fertilizantes para corrigir, conservar ou recuperar a fertilidade do solo.

Contudo, de nada adianta realizar a adubação em solo com acidez, uma vez que os nutrientes necessários não serão disponibilizados corretamente para o bom desenvolvimento da planta.

 

Tipos de adubação existentes

Vamos tratar aqui de três principais tipos de adubação usados na agricultura brasileira.

- Fertilizante orgânico: os adubos naturais são compostos de matéria orgânica, vegetal ou animal. Um exemplo muito comum é o esterco (boi, cavalo, galinha, etc.). Eles são liberados de maneira lenta, sem ação imediata. Porém, sua ação pode ser mais duradoura e prolongada.

- Fertilizante mineral: tem origem no refino de petróleo e extração mineral (como é o caso dos calcários de conchas Cysy). Sua aplicação atua diretamente em solos com baixa fertilidade, a fim de prepará-los para o recebimento das culturas. A aplicação é feita após uma análise do solo, o que proporciona uma correção exata e mais rápida do que está deficiente na terra para determinada cultura e pode fornecer um ou mais nutrientes.

- Fertilizante organomineral: é composto por ativos minerais e orgânicos. Essa combinação visa melhorar o solo e suas propriedades físicas para que a planta cresça de forma saudável e mais rápida. 

 

A correção do solo

Um solo fértil é composto por nutrientes capazes de suprir as necessidades das plantas. Porém, nem todo solo é fértil. Um problema recorrente em terras brasileiras é acidez natural do solo. Assim, a correção do mesmo é de extrema importância, sendo que a calagem pode reduzir e acidez e ainda fornecer nutrientes essenciais para as plantas, como cálcio e magnésio. Sendo assim, depois de realizar a calagem é então que a adubação deve ser feita.

 

Como ter uma adubação mais eficiente

Como para tudo na vida, não existe fórmula mágica capaz de tornar sua adubação mais eficiente. No entanto, entender mais sobre a sua propriedade através de uma análise de fertilidade do solo, conhecer os diferentes tipos de adubação possíveis e as vantagens da agricultura moderna, podem fazer a diferença na produtividade da sua lavoura

 

Bônus: Conheça o Fertilizante Mineral Misto (CYSY+S)

Para exemplificarmos melhor os fertilizantes minerais da Cysy Mineração, o CYSY+S é um corretivo de solo de ação imediata, fonte de cálcio e enxofre para as plantas, e um excelente melhorador de subsolos ácidos. Seu posicionamento deve ser complementar a adubação com NPK provenientes dos adubos convencionais, o qual tem objetivo de melhorar a eficiência dos fertilizantes químicos, aumentar os teores de cálcio e enxofre e diminuir a saturação por alumínio, o que favorece o crescimento radicular e deixa as plantas mais resistentes a pragas e doenças.

 

Benefícios do CYSY+S

- Fornece Cálcio (Ca) prontamente solúvel;

- Promove correção de cálcio (Ca) em profundidade;

- Corrige o pH do volume de solo explorado pela cultura;

- Corrige o pH da subsuperfície;

- Fornece Enxofre (S) prontamente solúvel;

- Aprofunda o sistema radicular;

- Melhor aproveitamento de nutrientes do subsolo;

- Minimiza os efeitos negativos da estiagem.

 

Quer saber mais sobre os nossos produtos? Clique aqui para ver todas as opções e visite a nossa calculadora de calagem para calcular a quantidade de aplicação necessária.

Fale Conosco!