Novidades

O uso de calcário de conchas como corretivo de solo: vantagens e desafios.
26 Mai 2023

O uso de calcário de conchas como corretivo de solo: vantagens e desafios.

Em artigo anterior, nós da Cysy já explicamos como o uso de calcário de conchas pode reduzir o impacto ambiental na agricultura de maneira significativa para o seu cultivo. De fato, a atenuação desse grave problema é uma vantagem atrativa para substituir a calagem convencional pela calagem com calcário de conchas. Mas será esse o único ponto positivo para a utilização do nosso produto?

Além disso, o que é preciso saber antes de implantar esse método na sua cultura? Não seria conveniente saber que desafios poderiam surgir quando o assunto é a utilização de um produto de difícil extração?

Pensando nas dúvidas e incertezas que você poderia ter ao se interessar pelo calcário de conchas, separamos uma série de vantagens incluídas na utilização de uma calagem de máxima performance na sua lavoura e, também, alguns desafios que você poderá se deparar empregando uma tecnologia de ponta na sua lavoura.

Vantagens:

1 - Regulação do Ph do substrato

Para iniciar a lista, por que não apontar como a própria calagem eficiente pode ajudar a aumentar a produtividade do seu plantio?

Como a maioria dos solos brasileiros tem caráter mais ácido que o ideal, a calcificação adequada é indispensável para o aumento da eficiência agrícola. Além disso, uma boa adubação calcária implica em redução de custos, ampliação da ação dos defensivos agrícolas, aumento da absorção da água e nutrientes pelas plantas, entre outros.

Para saber mais sobre o assunto, acesse nossa matéria sobre os benefícios da calagem.

2 - Redução no impacto ambiental

O calcário de conchas Cysy tem um poder penetrativo superior a outros tipos do mineral, como o rochoso. Com isso, consegue tornar o solo mais poroso e,consequentemente, mais receptivo a absorver os nutrientes e água necessários pelas raízes. Isso tudo proporciona maior produtividade da cultura e utilização reduzida de calcário na calagem, amenizando os efeitos nocivos ao meio ambiente inclusos na extração e transporte de calcário em geral.

Para saber mais sobre participação ambiental da Cysy, acesse nossa aba meio ambiente.

3 - Aplicação em menor quantidade, reduzindo custos

Por ser mais solúvel que outros tipos de calcário, o calcário de conchas Cysy precisa ser utilizado em menor quantidade e até mesmo menos frequentemente que outros, dependendo do tipo de solo em que será utilizado. Sua ação conjunta com os fertilizantes é essencial para obter o melhor custo-benefício do mercado quando se pensa em rendimento de lavouras. Dê uma olhada nos nossos produtos para saber qual se adequa melhor ao seu cultivo.

4 - Estimulação do crescimento radicular

Graças à sua característica natural, o calcário de conchas Cysy é de grande ajuda ao máximo desempenho dos fertilizantes. Ele possui alta mobilidade, ou seja, consegue chegar a regiões de solução do solo, algo que outros calcários não fazem, e leva diretamente para as regiões onde estão presentes as raízes os melhores estimulantes e nutrientes necessários a um crescimento radicular adequado. Confira nosso vídeo de apresentação, onde o engenheiro agrônomo Diniz Roberto Scalon explica o assunto com mais profundidade.

5 - Recuperação total da área minerada

Nós, da Cysy, contamos com um processo de extrativismo sustentável e amigo do meio ambiente. Toda a nossa área de mineração pode ser completamente recuperada ao longo dos anos e não agride de maneira expressiva populações animais habitantes das regiões.

Lembramos que antes de realizar qualquer ação de nutrição, é preciso realizar a análise química do solo em questão.

Com os dados em mãos, você pode utilizar a calculadora de calagem da Cysy para calcular a quantidade correta de produto por hectare. O cálculo inclui soma e saturação de bases, capacidade de troca de cátions do solo, saturação de alumínio, cálcio, magnésio e potássio, complexo coloidal e as relações das interações entre cálcio, magnésio e potássio.

A análise deve ser realizada antes da implantação da lavoura, geralmente no período de entressafra. O calcário, dependendo da região, precisa ser aplicado cerca de 3 meses antes do plantio da cultura.

Desafios:

Agora que você já sabe tudo sobre as vantagens de utilizar uma calagem de máxima performance na sua lavoura, entenda quais os desafios você poderia se deparar empregando uma tecnologia de ponta no seu agronegócio:

1 - Entender que a calagem não deve ser feita apenas uma vez, mas continuamente

Apesar de extremamente eficaz na correção do pH, o calcário é depositado no solo e vai perdendo sua função conforme o passar do tempo. Aplicações regulares de calcário são necessárias para maior performance das culturas, sendo recomendado que a calagem seja realizada cerca de 3 meses antes de cada plantio.

2 - O uso inadequado de calcário pode elevar o pH em excesso, causando perda de rendimento e má absorção de nutrientes

A supercalagem, como é conhecida, ou seja: a utilização em excesso do calcário no solo, pode empobrecê-lo e diminuir o rendimento da cultura. Além de tornar o solo básico demais, a supercalagem pode dificultar a absorção de nutrientes, como o potássio, por parte das raízes das plantas. A calagem deve ser precedida de uma análise química muito bem feita do solo, e um cálculo preciso da quantidade e do tipo de calcário ideais para o solo analisado. Como já citado, esse cálculo não é desafio para a Cysy, que inclusive disponibiliza no próprio site uma calculadora de calagem previamente ajustada para atender à demanda de todo tipo de solo encontrado no Brasil, e até mesmo internacional.

3 - Preço do transporte

O preço do transporte do calcário varia conforme a quantidade necessária e a distância da distribuidora. Quanto maior a área de plantio ou acidez do solo, mais produto é necessário e, muitas vezes, o preço do transporte torna a calagem um processo caro. O calcário de conchas Cysy, por ser necessário em menor quantidade em relação a outros tipos, consegue se destacar em seu custo-benefício e, muitas vezes, pode ser a melhor opção para você.

Faça um orçamento conosco e entenda porque temos cada dia mais clientes satisfeitos que sentem a diferença com a utilização da tecnologia de ponta do mercado de calcário agrícola.

Se você gostou desse conteúdo e ficou curioso para saber mais sobre a Cysy, não deixe de acessar nossa página de novidades, ou mesmo o nosso Instagram.

Cysy, há mais de 40 anos ajudando você e o meio ambiente!

Fale Conosco!