Os benefícios do plantio direto para o meio ambiente
Com práticas agrícolas cada vez mais voltadas ao manejo sustentável, o plantio direto surgiu nos anos 70 no Brasil como uma alternativa para controlar a erosão do solo. Segundo a Federação Brasileira de Plantio Direto e Irrigação (FEBRAPDP), o sistema melhora a infraestrutura agrícola e permite ao produtor maior retorno econômico.
Em comparação com o sistema convencional, por exemplo, que reduz a fertilidade do solo e causa erosão em longo prazo, o plantio direto oferece uma série de vantagens. Conheça algumas delas e entenda como o calcário de conchas pode auxiliar nesse processo.
O que é o sistema de plantio direto?
O sistema de plantio direto (SPD) consiste em contribuir para a conservação do solo ao evitar seu esgotamento e equilibrar o sistema produtivo. Para isso, o cultivo é realizado sem as etapas tradicionais de aração e gradagem.
Devido ao seu potencial de gerar o menor impacto possível no meio ambiente, o SPD se tornou uma referência mundial em manejo do solo. No Brasil, é a técnica mais usada, devido às características tropicais dos nossos solos.
O plantio direto é baseado em três princípios:
1. não revolver a terra;
2. fazer a rotação de culturas;
3. manter a cobertura viva ou morta do solo.
Quais são as vantagens do plantio direto?
Ao adotar o plantio direto, o agricultor tem uma série de vantagens ambientais, econômicas e sociais. Entre as principais, estão:
- reduzir a erosão do solo;
- conservar a umidade do solo;
- regular a temperatura do solo;
- estabilizar a estrutura do solo;
- aumentar a atividade biológica do solo;
- melhorar a produtividade;
- reduzir os custos de produção;
- aumentar a matéria orgânica;
- diminuir o uso de defensivos.
Por que usar calcário de conchas no sistema de plantio direto?
A implementação de um sistema de plantio direto exige uma série de cuidados que, quando bem executados, garantem que as vantagens acima beneficiem não somente o meio ambiente, mas também a produtividade da lavoura.
Uma das maneiras de melhorar os seus resultados é por meio do calcário de conchas, usado para corrigir a acidez natural do solo na etapa que seria de aração, tornando-o um ambiente favorável às plantas e evitando pragas e doenças. Sua aplicação na linha de plantio também corrige o volume de solo a ser explorado pela cultura.
No SPD, é recomendável a aplicação de calcário suficiente para elevar o pH do solo em até 6,0 da área total de plantio, o que exige um consumo maior de calcário. Dessa forma, é preciso analisar o seu custo-benefício, já que as conchas deverão ser incorporadas ao solo de forma que atinjam cerca de 20 centímetros de profundidade.
Se você usa o sistema de plantio direto na sua lavoura e quer melhorar a qualidade do solo, conheça a linha de calcário de conchas da Cysy e otimize os resultados da sua safra!