Novidades

Por que a agricultura é tão importante para o Brasil?
10 Set 2021

Por que a agricultura é tão importante para o Brasil?

O Brasil é um grande provedor de alimentos e insumos para todo o planeta, figurando como um dos principais players do agronegócio mundial na atualidade. Temos aproximadamente 400 milhões de hectares de solo fértil, abundância de recursos naturais, disponibilidade de água, calor e luz — o que propicia o trabalho na terra como fator crucial para geração de riqueza.

Historicamente, nossa agricultura é um dos setores da economia que mais contribui com o Produto Interno Bruto brasileiro. Assim, cerca de 20% a 25% de toda a riqueza produzida no Brasil vem da Terra. Com a pandemia, portanto, a expectativa é que essa porcentagem aumente ainda mais, alcançando pelo menos 30% do PIB.

Além disso, com a indústria em queda, é a agricultura que ajuda a balancear o PIB nacional – e a exportação é um dos principais fatores para manter esse equilíbrio.

Com a alta do dólar, as exportações agrícolas ajudam o dinheiro a circular e balanceiam a arrecadação de receita no Brasil. Mesmo com a taxa cambial irregular e os insumos agrícolas negociados em dólar, exportar se mantém como um fator essencial para estabilizar o país economicamente.

 

Empregos no campo

Outro fator crucial a respeito da importância da agricultura no Brasil é a geração de empregos. De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), medido pelo IBGE, entre janeiro e março de 2021, foram registradas mais de 65 mil novas vagas no setor, 4% a mais do que no mesmo período do ano passado.

A grande concentração populacional está nos grandes centros, mas a agricultura gera em torno de 30% dos empregos da população economicamente ativa do Brasil. Além disso, muitas pessoas se beneficiam da cadeia do agronegócio até a chegada dos produtos agrícolas para o consumidor final. 

 

População bem alimentada

O Brasil tem uma capacidade imensa de produção agrícola, principalmente pelo solo fértil e devido ao clima favorável à agricultura. Por isso, parte da produção nacional é utilizada para consumo interno, principalmente a produção que é gerada por pequenas propriedades. Portanto, sem a agricultura local, o acesso a alimentos para nossa população ficaria ainda mais caro.

 

Geração de energia

Com combustíveis fósseis cada vez mais escassos, a produção de outras formas de energia derivadas da agricultura também é de extrema relevância. Nesse sentido, o uso de biodiesel e biomassa devem continuar crescendo ao longo dos anos, fazendo com que a agricultura tenha ainda mais relevância no cenário econômico nacional.

Há mais de 40 anos no mercado, as soluções provenientes das conchas calcárias da CYSY trazem modernidade, eficiência e sustentabilidade para a agricultura. Você pode acessar o site para conhecer mais clicando aqui.

Fale Conosco!