Novidades

Por que os solos necessitam de correção?
29 Jun 2021

Por que os solos necessitam de correção?

Sempre falamos sobre correção do solo por aqui, mas você sabe por quê, afinal, os solos precisam de correção? A resposta é fácil, os solos necessitam de correção para se tornarem um ambiente saudável e receptivo para as plantas, evitando pragas e doenças nas lavouras. A principal ação na correção dos solos é estabelecer o equilíbrio entre cátions e íons.

O que a maioria das pessoas não sabe é que quase todas as plantas e árvores apresentam sensibilidade a solos ácidos, e na América do Sul 89% dos solos são ácidos com pH abaixo de 7,00 e isso é causado pelo excesso de íons, principalmente o hidrogênio e isso se torna preocupante porque praticamente todas as plantas são sensíveis a acidez e não se desenvolvem plenamente em solos ácidos. Um solo ácido não tem todos os nutrientes necessários para a alimentação das plantas e ainda pode transmitir em excesso elementos tóxicos como o alumínio.

Sabendo que em nosso país a agricultura é uma forte e essencial para a geração de renda e alimentação da população global, corrigir o solo e neutralizar o seu pH se torna um fator que merece extrema importância e atenção

 

Como saber se o solo precisa de correção

Em todos os solos, antes de iniciar a plantação e mesmo depois que já há uma lavoura estabelecida, é preciso sempre checar e fazer testes para saber como está a saúde do solo. Isso pode ser feito com a coleta de material presente no solo e enviado para um laboratório que vai analisar o estado e identificar quais ações são necessárias para a correção daquele ambiente.

 

Onde entra o calcário de conchas

O calcário de conchas é uma das melhores soluções disponíveis no mercado hoje para corrigir o solo e devolver os nutrientes necessários para a produção de plantas saudáveis. Além de equilibrar o pH e diminuir a acidez do solo, o calcário de conchas contribui com outros benefícios incríveis, fornece magnésio para as plantas, o que é essencial para o seu desenvolvimento, e oferece uma rica gama de potássio, nitrogênio, enxofre e molibdênio para o solo. A ação dos fertilizantes é potencializada evitando assim o desperdício e o tecido das plantas fica mais forte e contra a ação de pragas.

Se o seu solo necessita de correção, o calcário de conchas CySy é uma excelente opção e ainda é orgânico, o que ajuda a proteger o meio ambiente. Continue lendo o nosso blog e descubra mais!

Fale Conosco!