Prepare a sua lavoura para a rotação de culturas
Praticada desde a antiguidade, a rotação de culturas contribui para a conservação do solo e controle de pragas e doenças da lavoura.
Apesar dos desafios previstos para a Safra 2022/2023, as expectativas são positivas para o setor agropecuário. Assim, já é hora de preparar e buscar alternativas para o novo ano. Entenda a seguir como adotar essa prática no campo e aproveitar as suas vantagens.
O que é a rotação de culturas
Como o próprio nome indica, a rotação de culturas é uma técnica muito utilizada onde a cada novo plantio é realizada a troca de cultura, de forma ordenada, para diminuir a exaustão do solo e ter um sistema mais produtivo. Além disso, é uma forma sustentável de prover adubação e ainda ter vantagens comerciais.
Importante notar: intercalar o plantio de determinadas culturas não é fazer rotação, mas sim uma sucessão de culturas. A sucessão é uma sequência repetitiva de culturas na mesma área em diferentes estações, mas no mesmo ano agrícola.
Benefícios da rotação de culturas
Se você ainda não sua a técnica em sua lavoura, conheça alguns dos principais benefícios da rotação de culturas:
- Aumento da produtividade;
- Auxilia no controle de pragas, doenças e plantas daninhas; uma vez que as condições de sobrevivência são perdidas com a troca de cultura;
- Melhora a qualidade no solo quanto às características físicas, químicas e biológicas;
- Reduz os impactos ambientais provocados pela monocultura
Como preparar a lavoura
Viabilizar uma cobertura vegetal e resíduos (cobertura de palhada) possibilita o plantio direto. Nessa técnica a semeadura é feita sobre a palhada da cultura anterior, o que ajuda a reduzir o impacto das gotas de chuva na superfície do solo, mantém a temperatura ideal, melhora o controle de ervas daninhas e minimiza a erosão.
A dica de ouro aqui é o planejamento! Alguns pontos que devem ser levados em consideração, como o uso de plantas comerciais e mais adaptadas à região; culturas de sistemas radiculares diferentes e mais resistentes às principais pragas e doenças.
O preparo do solo
Em qualquer técnica utilizada o preparo do solo é um aspecto fundamental. Quando feito de maneira adequada, a melhora gradativa das cultivares é perceptível. Por isso, é importante realizar a análise do solo e fazer uso das tecnologias à disposição, como técnicas específicas, calagem e adubação.
E você, já utilizou a rotação de culturas em sua lavoura alguma vez? Como foi a experiência? Se ainda não testou, agora já sabe que o sistema de rotação pode ajudar a otimizar os resultados da sua safra e traz muitos benefícios a longo prazo. A linha de calcário de conchas da Cysy é uma das inovações que podem ser usadas a seu favor também. Saiba mais!