Novidades

Principais fatores que podem afetar a germinação de sementes
02 Mai 2022

Principais fatores que podem afetar a germinação de sementes

O sucesso de uma lavoura começa com a germinação das sementes. Essa fase é caracterizada por diversas etapas que promovem o desenvolvimento do embrião e dão início à formação de uma nova planta.

Durante a germinação, a semente se desenvolve de acordo com a interferência de uma série de fatores ambientais internos e externos que, se não manejados com eficiência, podem comprometer a boa germinação.

Conheça 4 principais condições que são determinantes para a sua sobrevivência.

 

1. Água

Considerado o fator de maior importância, a água influencia diretamente o processo de germinação das sementes. Entre outras funções vitais, a água é essencial para:

- o transporte de reservas;

- a difusão de oxigênio nas células;

- a retomada de atividades metabólicas;

- a manutenção da integridade de membranas.

A irrigação exige um trabalho criterioso para que a água seja oferecida na medida certa. Enquanto sua falta pode afetar o processo de germinação, o excesso de água pode impedir a penetração do oxigênio. Então, a dica é: nem água demais, nem água de menos.

 

2. Oxigênio

Por ser um processo que ocorre em células vivas, a germinação exige energia, que nesse caso é obtida por meio da respiração da semente. A respiração é resultado de um processo de oxidação resultante da presença ou ausência de oxigênio, que promove a eliminação de gás carbônico e a absorção de oxigênio.

Para a germinação, a maior parte das espécies de sementes necessita da presença de oxigênio. Nesse caso, o teor de 20% de oxigênio naturalmente presente na atmosfera é suficiente para a germinação, mas uma tensão abaixo disso pode comprometê-la.

 

3. Temperatura

A temperatura está diretamente relacionada ao processo respiratório e à velocidade das reações metabólicas. Por isso, é um fator capaz de otimizar o processo germinativo mesmo em condições de altas temperaturas, principalmente naquelas em que os demais fatores favorecem o desenvolvimento da semente.

Enquanto estiverem armazenadas, as sementes devem ser mantidas em locais secos, com temperatura em torno de 25°C e umidade relativa do ar em até 60%. Já durante a semeadura, a temperatura deve estar acima dos 15°C, devendo ainda haver irrigação suficiente para promover a sua germinação após o plantio.

 

4. Profundidade

A profundidade da semente no solo é outro fator que influencia diretamente a germinação. Em pastagens, por exemplo, elas devem ser semeadas a uma profundidade mínima de 0,5cm e máxima de 2cm. Já quando a semeadura for áerea, a quantidade de semente usada deve ter um acréscimo de 20 a 30% para evitar perdas.

Antes disso, há uma etapa fundamental para garantir as condições ideais de germinação das sementes: a preparação do solo. O processo consiste, basicamente, em gradear a terra, eliminando erosões e controlando as ervas daninhas.

Uma excelente estratégia para corrigir o solo e devolver nutrientes necessários para o cultivo de plantas saudáveis é o uso do calcário de conchas, um insumo que aumenta a produtividade e é recomendado na agricultura orgânica e sustentável.

 

Se quiser saber mais sobre como esta pode ser a solução ideal para uma lavoura saudável e de alto rendimento, entenda por que escolher o calcário de conchas.

Fale Conosco!