Novidades

Quais fatores interferem na conservação dos grãos pós-colheita?
30 Mar 2023

Quais fatores interferem na conservação dos grãos pós-colheita?

Todos os cuidados durante a plantação e crescimento da cultura não são suficientes para garantir uma safra de qualidade. Os grãos colhidos devem ser conservados adequadamente para manter sua qualidade, com características que permitam a comercialização por um bom preço.

Neste post, vamos citar alguns dos fatores que influenciam esse estado e o que pode ser feito para melhorar a conservação dos grãos. Acompanhe!

Monitoramento e controle de doenças e pragas

Algumas doenças se propagam após a colheita, contaminando todos os outros grãos presentes na mesma embalagem e causando perdas consideráveis ao produtor.

Por isso, é importante manter o monitoramento e controle de pragas mesmo nos grãos já colhidos, com uma observação cuidadosa e aplicação das técnicas adequadas.

Aplicação de técnicas de manuseio depois da colheita

As técnicas de manuseio corretas são indispensáveis para manter a saúde dos grãos e conservar a sua qualidade, minimizando o estresse físico.

Dentro dessas técnicas, podemos citar

Limpeza e secagem

Os grãos devem ser limpos, retirando as impurezas e restos culturais. Também é importante secar esses grãos, mantendo o percentual de umidade de acordo com cada tipo. Por exemplo, a soja deve ter umidade em torno de 11%, enquanto o milho deve ter cerca de 12%.

Termometria

O controle da temperatura é outro cuidado importante, já que a temperatura alta dentro do silo de armazenamento causa a deterioração dos materiais orgânicos. Problemas como o aparecimento de fungos e insetos são comuns em espaços quentes e que não contam com sistemas de aeração adequados.

A umidade do local de armazenamento também deve ser monitorada e mantida dentro dos parâmetros indicados para as culturas.

Limpeza dos locais de armazenamento

Os galpões podem ser uma fonte de alimentos para insetos e ratos. Por isso, esses locais devem ser cobertos e limpos constantemente, com manutenção para que esse tipo de praga não chegue até o local.

Investimento em tecnologia para transporte

O transporte também pode provocar a perda de qualidade dos grãos, seja por contaminação ou por problemas no manuseio.

Portanto, contar com uma boa tecnologia, capaz de melhorar esse processo, pode garantir uma boa margem de lucro. O mesmo vale para o processamento dos grãos.

Outro ponto importante a ser ressaltado é a qualidade das embalagens. Sem o cuidado adequado, a contaminação por pragas ou o ataque de insetos e roedores pode ocorrer durante o transporte dos grãos. Embalagens seguras, capazes de realmente proteger a safra, devem fazer parte dos cuidados pós-colheita.

Durante todo o processo de lavoura, o trabalhador deve ter orientações especiais, segundo cada fase de desenvolvimento da cultura. Isso inclui cuidados com o solo, plantas e também com os grãos.

Lidar com a produção de alimentos não é fácil, exige atenção, conhecimentos e muito esforço, mas certamente o resultado é gratificante.

Continue acompanhando o blog da Cysy para mais informações que possam ajudar com o trabalho agrícola!

Fale Conosco!