Novidades

Quais os benefícios da calagem?
30 Jul 2021

Quais os benefícios da calagem?

Uma das características mais importantes do solo é o pH. Ele determina a acidez e alcalinidade do substrato terrestre onde os vegetais serão plantados. Contudo, cada planta tem uma necessidade diferente, tanto nutricional como de características. Assim, é muito importante que essas propriedades sejam devidamente controladas.

A maioria dos solos brasileiros possui pH ácido. Isso faz com que alguns nutrientes fiquem indisponíveis para os vegetais, já que precisam de algumas condições físico-químicas para ficarem disponíveis. Assim, o desenvolvimento da produção pode ser retardado e, consequentemente, o retorno financeiro afetado.

Então, o processo criado para corrigir esse problema é chamado de calagem.

 

O que é a calagem?

A calagem é uma técnica agrícola utilizada para aumentar o pH do solo utilizando materiais de calcário. Esse aumento de pH faz com que a produtividade da área cultivável aumente, trazendo mais retorno financeiro e qualidade dos produtos.

Além disso, a aplicação de calcário também fornece nutrientes essenciais para o crescimento das plantas, como cálcio e magnésio. Inclusive, o último é fundamental para o processo de fotossíntese, sem o qual os vegetais não podem se alimentar.

 

Quais são os benefícios?

Apesar de ser utilizada especialmente para corrigir o pH, a calagem traz diversos outros benefícios para as lavouras e pastagens. O fornecimento de cálcio e magnésio, além de aumentar a capacidade de troca catiônica (CTC) e ser fundamental para a fotossíntese, também não representa a totalidade das vantagens da utilização da técnica.

Portanto, para se ter um bom desenvolvimento das culturas, a calagem entra como principal solução, trazendo vantagens como:

- baixo custo;

- ampliação da ação dos defensivos agrícolas;

aumento da absorção de água e nutrientes do solo por parte das plantas;

- redução dos efeitos tóxicos de elementos como o manganês e o alumínio, que prejudicam o enraizamento; e

- diminuição na compactação do solo.

 

A sua atuação também como agente fertilizante propicia a proliferação da microbiota benéfica ao solo, o que aumenta a sua capacidade produtiva. Por isso, a calagem também ajuda o meio ambiente, já que a planta de solo corrigido retira mais gás carbônico da atmosfera.

Quer saber mais sobre como a calagem pode auxiliar na sua produção? A Cysy pode te  ajudar! Há mais de 40 anos no mercado, suas soluções provenientes das conchas calcárias trazem modernidade, eficiência e sustentabilidade para inúmeros empreendimentos. Você pode acessar o site clicando aqui.

Fale Conosco!