Novidades

Soja: expectativas para a safra 2022 / 2023
26 Ago 2022

Soja: expectativas para a safra 2022 / 2023

A cada safra, há variações em relação à produtividade. Os preços podem ser afetados por esse e outros fatores, o que afeta os lucros do agricultor. Por isso, é importante manter-se atento aos acontecimentos que podem influenciar os resultados, incluindo alterações climáticas, questões políticas e econômicas.

Conheça um pouco das expectativas para a safra 2022 / 2023 da soja.

 

Produtividade em ascensão

A produtividade do grão está bastante positiva, com condições climáticas favoráveis para o desenvolvimento da lavoura, principalmente no 2° semestre de 2022, após dois anos consecutivos de La Niña.

Esse é um ponto de destaque se compararmos a produção do ano anterior, que sofreu queda graças à estiagem, principalmente nos estados do Rio Grande do Sul e Mato Grosso do Sul.

De acordo com os dados da consultoria StoneX publicados no Canal Rural, a safra 22/23 deve ultrapassar o volume de 152 milhões de toneladas, quase 20% a mais do que o alcançado no ciclo anterior. A estimativa também apresenta um aumento da área plantada de 3,9%.

 

Queda nos lucros requer atenção do produtor

Embora o cenário seja animador quando focamos no volume de produtividade, o agricultor deve ter margens bem apertadas de lucro. Isso porque houve um aumento nos valores dos insumos.

O fornecimento de fertilizantes foi afetado pela guerra contra a Ucrânia, além do aumento no preço de defensivos agrícolas e das sementes.

Segundo dados da Cogo Inteligência em Agronegócio publicados no Estadão.com, a margem bruta dos agricultores deve cair para 30% em 2023, sendo que em 2021 chegou a 60%.

 

Lucros mais apertados, mas bom volume de vendas

Apesar do aumento no preço e da redução da margem, o produtor não deve encontrar dificuldades para comercializar a soja produzida. A demanda deve aumentar, apesar das inseguranças quanto a uma possível recessão global.

De acordo com dados da consultoria StoneX publicados no Canal Rural, as exportações de soja devem atingir 100 milhões de toneladas no próximo ano. Também está previsto um avanço no consumo doméstico do grão, com estoques finais estimados em 6,5 milhões de toneladas.

Considerando que o Brasil é, atualmente, o maior exportador de soja do mundo, podemos observar um cenário bastante favorável e que estimula os produtores que trabalham com a lavoura de soja.

Não podemos esquecer que um dos pré-requisitos para uma safra produtiva e que evite o desperdício dos caros insumos utilizados é a qualidade da área de plantação. Entre os diversos cuidados, vale lembrar a importância do uso do calcário, para corrigir a acidez do solo e proporcionar um terreno muito mais fértil e favorável ao desenvolvimento de uma lavoura sadia.

Para saber mais sobre o assunto e obter informações sobre os diversos tipos de cultura, acompanhe as nossas publicações!

Fale Conosco!