Novidades

Soja: qual a importância do tratamento de sementes?
04 Nov 2022

Soja: qual a importância do tratamento de sementes?

A plantação de soja está exposta ao ataque de diversas pragas e agentes causadores de doenças que afetam a produtividade da lavoura, reduzindo os lucros do agricultor.

Algumas já provocam contaminações antes mesmo da planta começar a emergir, afetando as sementes. Para ter sementes saudáveis, que vão expressar todo seu potencial produtivo, é essencial fazer um tratamento preventivo. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

 

O que é o tratamento de sementes?

O tratamento de sementes é uma técnica que consiste na aplicação de produtos químicos capazes de controlar fitopatógenos, a fim de evitar o ataque inicial de pragas. Com esse processo, é possível garantir uma maior qualidade das sementes e proteger a lavoura de soja já no início do seu desenvolvimento.

As doenças fúngicas podem ser transmitidas via sementes, que podem chegar já contaminadas ou sofrer a contaminação durante o armazenamento. Por isso, o tratamento é um passo indispensável para a obtenção de lavouras sadias.

Para o tratamento de sementes são usados fungicidas, micronutrientes, fisiológicos e/ou estimulantes biológicos.

Além da proteção contra pragas e doenças, o tratamento de sementes promove benefícios na fisiologia da planta, que passa a apresentar melhor enraizamento e germinação mais uniforme.

 

Quais são os métodos de tratamento de sementes?

Há duas maneiras de realizar o tratamento de sementes: na fazenda (on farm) e industrial (TSI)

 

On Farm

Quando a aplicação do tratamento é feita pelo próprio produtor, operários da fazenda ou empresas especializadas.

A aplicação On Farm requer máximo cuidado e atenção, com o uso dos EPIs corretos e obediência à quantidade e recomendações indicadas na bula do produto.

Também é importante conhecer sobre as misturas adequadas e incompatibilidade química, para garantir a eficiência do processo.

 

TSI

O Tratamento de Sementes Industrial é realizado em escala maior e por sistema automatizado, com máquinas que se autorregulam. Esse método é mais preciso, com margem de erro menor que 1%, e oferece menor risco ao produtor.

Assim, as sementes já chegam prontas para a plantação, sem a necessidade de cuidados adicionais.

 

Quais os benefícios do tratamento de sementes?

Além da proteção inicial, para que as sementes consigam germinar com saúde e produzir plantas que expressem seu potencial produtivo, o tratamento de sementes traz mais vantagens ao agricultor. São elas:

- proteção do potencial genético da variedade escolhida;

- colabora com o estabelecimento de plantas nas áreas de refúgio;

- proporciona o estabelecimento do número adequado de plantas para determinada área;

- tem baixo custo de investimento;

- traz retornos em produtividade da lavoura.

 

No mercado existem diversas opções de tratamento de sementes. É importante entender um pouco sobre o assunto ou contar com a ajuda de um agrônomo experiente, capaz de orientar o produto e o procedimento mais adequados.

Continue acompanhando os conteúdos da Cysy para mais informações sobre a cultura de soja e de outras variedades!

Fale Conosco!