Meio Ambiente

Meio Ambiente

Meio ambiente

As ações sociais e ambientais realizadas pela atual administração deram a CYSY Mineração credibilidade com os órgãos fiscalizadores e a comunidade. Seu trabalho é reconhecido regionalmente como exemplo de boa conduta ambiental, tendo sido vencedora de diversos prêmios ambientais como o Premio Expressão de Ecologia , Premio Fritz Muller, Top of Mind e Prêmio Socioambiental Chico Mendes.

A Empresa hoje abre suas portas à visitação da comunidade, escolas e universidades. Alinhavou parcerias com ONGs, prefeituras, Associação de pescadores e moradores e mesmo empresas e entidades públicas e privadas, sempre em busca da melhoria ambiental e do desenvolvimento sustentável da região.

Mineração Sustentável

Uma das características da exploração de conchas calcárias é a formação de um déficit na região, em virtude da retirada da mesma do subsolo. Normalmente, este déficit é suprido pela criação de lagoas. Durante muito tempo, reservas de águas localizadas em cavas onde se deu a extração de conchas calcarias nos municípios de Laguna, Jaguaruna e Imbituba serviram para abrigar a fauna local.

Diversos lagos com bordas revegetadas, taludes suavizados e profundidades variáveis, serviram como áreas de refúgio e reprodução de animais como capivaras, jacarés, ratões do banhado, lontras, peixes, moluscos, crustáceos e diversos tipos de aves, inclusive espécies migratórias, além da formação de vegetação hidrófila como tiriricas e taboas.

Já em áreas onde superficiários desenvolvem atividade de rizicultura, em um sistema de irrigação de lavoura em circuito fechado, deixaram de utilizar grande quantidade de água da rede de drenagem natural beneficiando-se da água contida nos lagos artificial de mineração de conchas.

Utilizando sistemas de bombeamento e/ou gravidade, a água é retirada das cavas de mineração e espalhada lentamente nas quadras agricultáveis, voltando aos canais de irrigação que as redirecionam novamente ao lago. Desta forma, a água sofre processo de oxigenação através do transporte, além de que todo o particulado sólido que esta possa estar carreando não é despejado na rede de drenagem natural, permanecendo no interior da propriedade do agricultor.

Isto é considerado um ganho ambiental, pois os sistemas de irrigação em circuito fechado além de não fomentar o processo de assoreamento dos rios, córregos e lagoas, permitem que grande parte dos nutrientes e particulados sólidos permaneça na propriedade do agricultor, diminuindo sensivelmente o empobrecimento do solo.

Este sistema oferece garantias para o agricultor, já que uma água de boa qualidade é importante para a produção agrícola, obtendo-se produtos mais saudáveis e produzidos de uma forma ecologicamente inteligente. Para a Mineração, possibilita a extração já em áreas totalmente antropizadas, evitando alterações significativas no uso futuro do solo, pois a área final explorada retorna à atividade anterior, com a vantagem da formação do lago final que é facilmente assimilável paisagisticamente e serve como abastecimento e/ou decantação para o agricultor.

Os dados coletados nos monitoramentos ambientais realizados pela empresa em áreas mineradas confirmam que a qualidade da água nos lagos formados é de excelente qualidade. A criação de peixes, como a tilápia, por exemplo, pode se tornar uma opção interessante para a economia local. Nas lagoas foram encontradas diversas espécies de peixes, rastros de capivaras e informações sobre a existência de bandos de ariranhas e capivaras, jacarés e também identificados diversos tipos de pássaros. As aves são atraídas pelo alimento existente no local, como o arroz, os peixes da lagoa e suas larvas, pequenos animais aquáticos e vegetação em reconstituição. Apesar de o ecossistema apresentar-se de forma alterada, é possível realizar um bom manejo desde que se tenha um bom planejamento e orientação técnica.

ler todo o texto

Horto Florestal

Horto Florestal

A Cysy possui um centro de produção de mudas de espécies nativas da região litorânea, localizado no bairro Camacho, município de Jaguaruna-SC. São produzidas 100.000 mudas de arvores por ano, as quais são doadas para a comunidade, empresas públicas, privadas e diversas ONG(s). O Horto florestal da Cysy não tem finalidade lucrativa e as sementes são coletadas nos bosques nativos de nossa região, selecionadas, preparadas e germinadas no próprio horto florestal. Diversas espécies típicas de restingas, como araçás, goiabeiras, aroeiras, capororocas, figueiras, entre outras, são produzidas e cultivadas no local.

A manutenção e preservação de áreas como as do horto da CYSY, contribuem para despertar a conscientização ambiental e a necessidade da preservação de áreas verdes em regiões urbanas, melhorando a qualidade de vida das cidades e pessoas.

O horto florestal da CYSY vem prestando um importante papel para o desenvolvimento de pesquisas, para a arborização de cidades, na recuperação de áreas degradadas, no desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental e para o lazer da população, proporcionando uma maior interação entre a sociedade e a natureza.

Mais do que projetos para melhorar a vida da população, o horto ajuda a tornar o ambiente das cidades, escolas e empresas mais agradável de viver. Trabalhando com respeito ao meio ambiente, ganhamos em qualidade de vida e ajudamos a construir um mundo melhor.

ler todo o texto

Prêmios Ambientais

Todos os empreendimentos da Cysy Mineração estão devidamente licenciados, visto que as ações sociais e ambientais realizadas pela atual administração deram à mesma credibilidade com os órgãos fiscalizadores e comunidade. Seu trabalho já é reconhecido regionalmente com o exemplo de boa conduta ambiental, tendo sido vencedora de diversos prêmios ambientais.

  • Prêmio Fritz Muller
    2000 Prêmio Menção Honrosa Fritz Muller 2001 Prêmio Fritz Muller
  • Prêmio Top of Quality
    2007 Prêmio Top of Quality 2010 Prêmio Top of Quality
  • Prêmio Socioambiental Chico Mendes
    2014 Prêmio Socioambiental Chico Mendes