Os impactos do outono na agricultura
O outono é considerado um período de transição entre o verão e o inverno. A estação é caracterizada por uma gradativa diminuição da luz solar, já que os dias passam a ser mais curtos do que as noites – o que influencia diretamente nas atividades agrícolas.
Em 2022, o outono começou oficialmente no dia 20 de março. Se você está em fase de planejamento estratégico da sua lavoura para o próximo trimestre, aproveite para conhecer alguns dos principais impactos dessa estação na agricultura.
Condições climáticas instáveis
Por ser uma estação de transição entre o verão e o inverno, o outono apresenta características de ambas as estações, sobretudo na Região Sudeste do Brasil, que percebe mudanças aceleradas nas condições climáticas.
Além disso, uma das grandes características do outono é o aumento dos ventos e a diminuição da umidade do ar. Com isso, a ocorrência de nevoeiros e geadas pode ser comum pelas manhãs, sobretudo em regiões serranas.
Alterações nas paisagens agrícolas
O outono é tradicionalmente conhecido pela mudança na coloração das árvores e plantas, cujas folhas assumem um tom mais alaranjado – não é à toa que é conhecido como a estação das folhas secas.
Especificamente em plantações de café, após a primavera e o verão, quando ocorre a floração e o enchimento dos frutos, respectivamente, durante o outono, é possível notar o amadurecimento desses frutos, preparando as lavouras para a colheita.
Clima favorável às frutas e hortaliças
Engana-se quem pensa que o outono não é uma estação favorável ao plantio. Não só é favorável como é um período ideal para o cultivo de frutas e hortaliças em todas as regiões do país, principalmente devido às temperaturas mais amenas.
Entre as principais culturas que podem ser cultivadas por região, estão:
- Norte: maracujá, cenoura, mamão, tomate, abobrinha;
- Nordeste: melancia, feijão, alface, beterraba, moranga, abóbora e berinjela;
- Centro-oeste: melão, alface, abóbora, pimentão, couve-flor e berinjela;
- Sudeste: brócolis, cebola, rabanete, beterraba, manjericão e couve;
- Sul: espinafre, couve, agrião, alface, espinafre, beterraba e rúcula.
Solo mais seco devido à estiagem
Com a diminuição dos índices de chuva, o produtor rural precisa lançar mão de estratégias para manter o solo irrigado e em condições adequadas ao plantio. Uma boa alternativa para isso é a rotação de culturas, um esquema de manejo de água que, além de sustentável, reduz a erosão do solo e aumenta a produtividade.
A rotação de culturas é uma técnica que alterna o plantio de diferentes culturas em um mesmo local durante determinado período. Outro grande benefício desta prática é o controle de pragas e doenças da lavoura.
Sim, o outono, com suas condições climáticas particulares, permite ao agricultor aumentar a qualidade das atividades agrícolas para que o solo receba a cobertura vegetal.
Está se preparando para o plantio de outono e quer aumentar a eficiência e a produtividade do solo? Veja por que você deve escolher o calcário de conchas para isso!